• Atendemos de Segunda à Sexta das 7:30h às 18:30h
  • 53 3225.8722

Deformidades da Coluna

Espondilolistese

Espondilolistese

É a translação anterior de uma vértebra sobre outra, devido a uma falha no pars interarticularis (região de conexão da faceta articular superior com a faceta articular inferior da vértebra) e é causa comum de dor na coluna lombar.

Dorso Curvo

Dorso Curvo

Consiste no aumento da angulação da cifose da coluna torácica “corcunda” e pode ser: Postural ou Patológico (Doença de Scheuermann). O Dorso Curvo Postural é devido a encurtamentos e enfraquecimento de grupos musculares; pode ser corrigido com atividade física e alongamentos. O Dorso Curvo Patológico é mais bem representado pela doença de Scheuermann que, além de apresentar aumento da cifose torácica, apresenta algumas alterações na anatomia da vértebra.

Escoliose

Escoliose

É o desvio da coluna para um dos lados do corpo. Muitas vezes a coluna apresenta a forma da letra “S” quando radiografada de frente", sendo a causa mais comum de deformidade da coluna, tem geralmente origem idiopática, podendo ser também devida a uma má formação congênita ou a doenças neuromusculares.

Doenças Degenerativas

Espondilodiscoartrose

Espondilodiscoartrose

É a artrose da coluna; consequência do desgaste das facetas articulares das vértebras e do disco intervertebral, que é resultado do processo degenerativo crônico e progressivo natural.

Estenose

Estenose

Estenose espinhal é muito comum na terceira idade e pode ser definida como o estreitamento do canal da medula espinhal. A compressão nervosa causa dor lombar com irradiação para os membros inferiores (Claudicação Neurogênica).

Doenças Osteometabólicas

Osteoporose

Osteoporose

É uma doença óssea sistêmica que se caracteriza por apresentar diminuição progressiva da massa óssea, acarretando fragilidade e predisposição para as fraturas.

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

A Hérnia de Disco é uma manifestação comum do processo degenerativo e ocorre devido à rotura do anel fibroso do disco, causando compressão das estruturas nervosas e dor radicular “ciática”.

Fraturas da Coluna

Fraturas da Coluna

As fraturas da coluna geralmente ocorrem por um trauma de alta energia (acidente automobilístico, queda de altura etc.), mas também podem ocorrer de forma espontânea, por insuficiência na Osteoporose ou em Tumores vertebrais.

Tumores da Coluna

Tumores

Tumores

Os Tumores da Coluna podem ser Primários (quando originados no osso vertebral, medula espinhal ou em partes moles adjacentes) ou Metastáticos (quando há outros órgãos como sítio primário, podendo ser o pulmão, mama, próstata, rim, trato gastrointestinal, tireóide etc.).